Informações sobre doenças

Home :: Informações sobre doenças :: Alerta Sarampo

Alerta Sarampo


DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA - SOPAPE

O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus, de transmissão respiratória (tosse, espirros) e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite purulenta e exantema (pele com manchas avermelhadas em todo corpo). Em alguns casos, pode levar a complicações como as pneumonias, as otites e em alguns casos os pacientes podem evoluir à morte.

A vacina é a medida mais eficaz de prevenção contra essa doença e está disponível nos postos de saúde (apenas para as crianças) e nas clínicas particulares, sob a denominação de TRÍPLICE VIRAL (além do Sarampo protege também contra Rubéola e Caxumba). Ainda assim casos de sarampo continuam ocorrendo em diferentes regiões do mundo, onde o sarampo se mantém como a principal causa de morte por doença imunoprevenível, estimando-se que globalmente ocorram 10 milhões de casos e 164 000 mortes pela doença a cada ano.

A Organização Mundial de Saúde informa, em abril de 2011, intensa circulação do vírus do sarampo na Europa, onde a investigação epidemiológica e a genotipagem indicam exportação dos vírus entre os países daquela região e para outras regiões do mundo. Neste momento, são observados surtos da doença espalhando-se por 30 países da União Européia, contabilizando cerca de 6.500 casos nos primeiros meses de 2011. A França enfrenta o maior surto, com mais de 4.900 casos notificados entre janeiro e março de 2011. Este número é semelhante ao total de casos notificados naquele país e durante todo o ano de 2010.

Na região das Américas, houve evidência de surtos no Canadá, Estados Unidos e Argentina, que totalizaram 37 casos confirmados da doença em 2011(OPAS, 2011).

No Brasil registrou-se em 2010, 72 casos confirmados de Sarampo com a seguinte distribuição: 03 no Pará, 08 no Rio Grande do Sul e 61 na Paraíba, com isolamento de vírus importado (Genótipos B3 e D4 que circularam na África, Argentina e Europa, respectivamente). Em 2011, até a presente data, foram identificados três casos confirmados de sarampo em território brasileiro, todos relacionados à importação do vírus de genótipo D4 circulante na Europa. identificado. É importante ressaltar que todos os casos confirmados foram em pessoas NÃO VACINADAS ou com 1 dose de vacina.

A identificação em 2011 de casos importados de sarampo em três estados brasileiros, a ocorrência de surtos da doença em outros países, o retorno dos feriados prolongados quando muitos brasileiros de qualquer idade viajaram pelo Brasil ou para o exterior, reforçam o ALERTA e atenção aos casos suspeitos de doença exantemática, para que se mantenha assegurada a interrupção da circulação do vírus, sendo portanto imprescindível o fortalecimento das medidas de prevenção e controle como:

- Atualizar a situação vacinal do Sarampo através da avaliação da carteira de vacinação de adultos e crianças, especialmente com a proximidade de feriados e do período das férias, com aumento significativo das viagens pelo Brasil ou para o exterior;

- Alertar os viajantes sobre a necessidade de manterem suas vacinas atualizadas antes de viajar (preferencialmente 15 dias antes da viagem);

- Reforçar vacinação de profissionais que atuem no setor de turismo,motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes;

- Reforçar vacinação dos profissionais de saúde, que atenderão os possíveis casos, assim como dos profissionais da educação.

ESQUEMA VACINAL RECOMENDADO - TRÍPLICE VIRAL

CRIANÇAS: 12 MESES - 1ª DOSE
                 4-6 ANOS - REFORÇO
7- 19 ANOS: 1 DOSE (OS QUE NÃO RECEBERAM A SEGUNDA DOSE)
                  2 DOSES ( SEM COMPROVANTE DE DOSE APLICADA)
20 -49 ANOS: 1 DOSE


Adaptado:
Nota técnica SVS/MS (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nt_sarampo_12/11/10)
Informe Técnico - SARAMPO – nº6 /2011
(ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/imuni/imuni08)



Compartilhe: Tweet Facebook Facebook


Informações sobre doenças recentes



Ver mais Informações sobre doenças.

Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91)3249-9111 | (91)81365400

Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: