Dicas & Dúvidas

Home :: Dicas & Dúvidas :: Importância da consulta de puericultura

Importância da consulta de puericultura


A puericultura consiste em consultas regulares ao pediatra que tem como finalidade a supervisão do crescimento, desenvolvimento e atuação do pediatra em eventuais situações.

Na consulta de puericultura o pediatra tem que ver a crianças de forma global; não se ater somente à queixa da mãe; e o exame físico deve ser o mais completo possível.

Acões preventivas que correspondem ao atendimento de peuricultura:

1. Higiene física: supervisão da higiene corporal e da estrutura existente no lar para garanti-la, tais como água apropriada, saneamento, etc. Levantamento das condições oferecidas à criança em termos de espaço físico, a saber, quarto adequado, ensolarado, sem umidade, sem presença de fatores alergênicos; frequência a ambientes saudáveis como parques, clubes, prática de atividades físicas.

2. Higiene anti-infecciosa: acompanhar e aconselhar os pais durante o processo de vacinação, detectar precocemente e eliminar quadros infecciosos que possam prejudicar o organismo em crescimento.
3. Higiene mental: abordagem, junto à família, da dinâmica domiciliar, e aconselhar os pais acerca das melhores maneiras de lidar com os distúrbios emocionais próprios da infância, ou com as dificuldades escolares e de socialização.

4. Higiene do crescimento: aferição periódica de todos os parâmetros indicativos de crescimento e ganho de peso adequados, prevenção do sobrepeso

5. Higiene alimentar: aconselhamento aos pais quanto aos melhores nutrientes a serem ofertados em cada etapa da vida da criança e que possam servir de arcabouço para o crescimento e desenvolvimento sadios.


Endereço:

Rua dos Pariquis - número 2999 - A Sala 1304 • Belém - PA

Email:

atendimento.sopape@gmail.com

Telefone:

(91)3249-9111 | (91)81365400

Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: